20 maio 2014

Resenha rápida, e sem spoilers, sobre a saga Divergente



Olá Gente :)

Quem me conhece sabe que quando eu gosto de uma coisa (seja livros, músicas, uma comida, uma série, um filme...) eu vício, mas eu vício mesmo!
E isso aconteceu com a trilogia de Divergente da autora Veronica Roth. Li os três livros em menos de um mês e agora me arrependi, porque acabou rápido :(
Não vou falar a sinopse dos livros e muito menos dar spoilers, irei apenas falar meu ponto de vista a respeito dos três livros.





Vamos lá:



  • Divergente é o primeiro livro da saga e narrado em primeira pessoa pela protagonista Beatrice Prior, a Tris. Me identifiquei com a personagem, a acho bem corajosa, decidida, ágil e não é chata e bobinha como costumam ser algumas personagens femininas de outros livros. Gostei bastante de alguns personagens e odiei, odiei mesmo, outros. Achei que a historia não avança muito durante a metade do livro, mas mesmo assim a leitura não se torna chata, porque no fim a ação vem com tudo e acontece tudo muito rápido. Não posso esquecer de falar o quanto gostei do personagem Quatro, ele é um cara corajoso, forte, inteligente, porém, misterioso e fechado. O livro acaba e você precisa ter o próximo na sua mão se não quiser morrer de ansiedade.
  • Insurgente é o segundo livro, pela lógica né... dã, que já começa de onde o primeiro parou, e eu gostei disso. Muita gente reclamou desse livro, o achou chato e blá blá, mas eu gostei bastante. Esse livro explora muita coisa que o primeiro não deixou claro e quase todos os personagens mudaram de alguma forma, vi um outro lado do Quatro e um outro lado da Tris, tenho que falar que ela me irritou nesse livro. A autora não se importa em destruir tudo o que você imagina, quando eu comecei a gostar de um personagem ela o... Enfim, sem spoilers, certo?! Muita coisa acontece, muita coisa mesmo, e o livro termina de uma maneira que me deixou confusa e eu tive que ler o terceiro para entender direito. Gostei bastante desse livro, mesmo achando que perdeu um pouco da essência que havia no primeiro.
  • Convergente encerra a historia. No início do livro eu já sanei as dúvidas que ficaram do outro e achei o começo um pouco chato... Da metade pro fim o livro da uma reviravolta e descobrimos um mundo novo e os problemas nunca acabam, eu fiquei pensando se de fato haveria alguma solução para todo o caos. Aparecem personagens novos, mas nenhum que me prendesse a atenção, o cenário muda e eu percebi um amadurecimento dos personagens principais. Uma coisa que adorei nesse livro é que a narração não é apenas do ponto de vista da Tris e o Quatro ganha espaço contando o seu ponto de vista também, e isso me prendeu a leitura. Conheci um novo Quatro, bem diferente do primeiro livro e uma Tris mais decidida, mais forte. Não sei como falar do final da saga sem dar spoiler, mas uma coisa eu falo... Em certo ponto do livro eu simplesmente virei um robô com certos acontecimentos, perdi minha opinião e meus sentimentos se emaranharam em um rabisco e ate agora não sei bem. O livro é muito bom, e o fim foi realista, se é que se pode dizer isso.

A história pode ser comparada a trilogia de Jogos Vorazes, pois existem muitas similaridades e as duas são distopias, mas nada muito igual. Eu gostei bastante, preferi o primeiro livro, mas gostei de todos... mesmo com os defeitos de cada um. Fiquei de cara pela autora ser tão novinha e criar uma trilogia tão legal. Em julho vai ser lançado um novo livro, que não continua a história, mas adiciona coisas bem legais ao que aconteceu.


Desculpa a resenha simples, não sou "expert", mas queria passar para vocês o que achei dessa trilogia que eu amei e ao mesmo tempo me deixou um vazio aqui no peito :(

Pra quem não leu, leia, vale a pena!




Jess*xoxo

2 comentários:

  1. Adorei essa trilogia tb! O Quatro é o homem da minha vida!! *----*

    ResponderExcluir
  2. Vocé pediu pelo Instagram pra dizer o que achei. Bem, você falou como se eu estivesse escrevendo. Penso igual, e concordo plenamente com seu final, deixou um grande vazio no peito. Amei a trilogia e amei saber que nao sou a unica a gostar. *-*
    Beijos, @vaanessadrs :**

    ResponderExcluir